terça-feira, 2 de maio de 2017

ITAPIRAPUÃ AGORA TEM PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

Prefeita Zélia apresenta Plano  Municipal de
Saneamento Básico 
A Prefeitura de Itapirapuã realizou Audiência Pública Final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para debate dos produtos do Plano de Saneamento realizados e o valor investido em cada um.

A audiência foi um marco na história de Itapirapuã, quando foi entregue o Plano Municipal de Saneamento Básico. O Município agora é um dos poucos a cumprir a legislação ambiental e se credencia para a apresentação de projetos para captação de recursos nas demais esferas governamentais.

A prefeita Zélia Camelo de Oliveira destacou a importância da participação de autoridades representativas na audiência, vereadores, secretários municipais, servidores e a população em geral.

Prefeita Zélia apresenta Plano  Municipal de
Saneamento Básico 
A prefeita relatou que a destinação dos resíduos sólidos encontra-se em fase adiantada, já que o Município integra o CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, possui projeto de construção do aterro sanitário para tender oito municípios vizinhos.

A Palestrante Luliane de Queiroz, engenheira ambiental, fez a apresentação dos produtos do Plano de Saneamento, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

A superintendente da Funasa Drª Márcia Freire Dantas Coutinho parabenizou a prefeita Zélia Camelo de Oliveira pela entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Hoje é um dia histórico para cidade e para a população, poucos municípios conseguiram esta conquista”.

A audiência faz parte dos procedimentos importantes para o desenvolvimento de ações e projetos de água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos no Município.

Uma política municipal de saneamento básico deve ser embasada no conceito de saneamento ambiental que se refere aos seus princípios e diretrizes; suas interfaces com as políticas de saúde, meio ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento urbano e rural, dentre outras e seu arranjo institucional, as formas de alocação de recursos e de participação e controle social. Portanto, os princípios fundamentais de uma política municipal de saneamento ambiental são: universalidade, integralidade das ações, equidade.

A realização do Plano de Saneamento Básico representa um avanço significativo na construção de instrumentos de gestão de abastecimento público, coleta, afastamento e tratamento de esgoto, serviços de destinação dos resíduos sólidos e drenagem das águas superficiais, pois dá inicio a fase de ordenamento do gerenciamento desses serviços com parcimônia, dirimindo conflitos de interesse dentro do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário