segunda-feira, 27 de março de 2017

VEÍCULOS DO TRANSPORTE ESCOLAR FORAM VISTORIADOS PELO DETRAN-GO

A Prefeitura de Itapirapuã, através da Coordenação do Transporte Escolar providenciou a vistoria nos veículos que são utilizados, com  o objetivo de garantir a segurança dos alunos que utilizam o transporte para chegarem às escolas.

Todos os veículos foram vistoriados, os de propriedade particular, onde o transporte é terceirizado, quanto os veículos pertencentes à prefeitura. Após a vistoria, os veículos aprovados receberam o selo de autorização para atuar. O Ministério Público enviou servidor para acompanhar a vistoria em todos os veículos.

O coordenador do transporte escolar Cristiano Lúcio do Nascimento explicou que os veículos atendem rigorosamente as exigências do órgão fiscalizador de acordo com o Código Nacional de Trânsito que determina que os veículos destinados a transporte escolar devem ser autorizados pelo Detran, atendendo os seguintes requisitos:

1) registro como veículo de passageiros;
2) inspeção, duas vezes ao ano, para verificação dos itens obrigatórios e de segurança;
3) faixa amarela com a inscrição "ESCOLAR" à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria;
4) equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superiora da parte traseira;
6) cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;
7) e, principalmente, estar em perfeitas condições de tráfego.   A autorização do Detran deve ser afixada na parte interna do veículo, em local visível, contendo o número máximo de passageiros permitido pelo fabricante, sendo proibida a condução de escolares em número superior.

O condutor do veículo, por sua vez, deve obrigatoriamente:
1) ser maior de 21 anos;
2) ser habilitado na categoria D;
3) não ter cometido nenhuma infração gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
4) ser aprovado em curso de especialização;
5) avaliação psicológica;
6) bons antecedentes criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário